Mega Mix Zone.

Home
Reflexoes
Nosso Objetivo
Humor
Entrevistas
News
Contato
Activities
Facilities
Galeria de Fotos
Map
Specials of the Month
Programacao
Reflexoes

Mensagens para voce refletir.

Um apelo ao perdão                  novo

Quando pensamos na carta de Paulo a Filemom, pensamos numa carta que traz uma história por trás da mensagem. No versículo 3 de Filemom encontramos uma saudação bem significativa.

“Graça e paz a vós outros da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”



Graça e Paz. Graça é o meio pelo qual recebemos a salvação de Deus. Paz é o resultado desta salvação. Um ponto importante é perguntarmos qual o propósito desta carta. Alguns dizem que o propósito é demonstrar a natureza do amor Cristão. Indiscutivelmente este conceito está presente nesta carta. Outros vêem nesta carta um relato da obra providencial de Deus: as coisas certas, no momento certo, para a pessoa certa. Isto também está presente na carta. Ainda outros argumentam que esta carta trata de cortesia Cristã, de comportamento apropriado isso porque não há ordens objetivas, não há palavras ofensivas, apenas um apelo ao coração, um apelo ao amor Cristão. É possível também dizer que a carta foi escrita para apresentar princípios para o bom relacionamento Cristão. Todas estas propostas fazem sentido e podem ser sustentadas, mas penso que podemos dizer com tranqüilidade que a carta trata de perdão, este é o tema desenvolvido.

Há uma história por trás desta carta que aponta para o perdão. Permita-me comentar os vv. 4-6 “Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.”

A idéia é que Paulo se recorda dessa pessoa que é o recipiente dessa carta: Filemom. O apóstolo diz, ‘eu oro por você todas as vezes que me lembro de você." Filemom é esse homem que se tornou cristão por meio do ministério do apóstolo Paulo. Este homem tinha um escravo chamado Onésimo. A carta trata do relacionamento entre estes dois homens, Onésimo e Filemom; claramente o contexto nos apresenta um chamado para perdoar.

Anos se passaram desde a conversão de Filemom, muita coisa havia mudado; Paulo agora era um prisioneiro em Roma. Filemom se tornara uma pessoa ativa no ministério da igreja, o envolvimento dele é tão grande que a igreja se reúne na sua casa (‘e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa" v.2). O envolvimento desse homem é tão grande que a igreja se reúne em sua casa. Não há nada de mais sagrado do que uma igreja numa casa. Sabemos que até o segundo século não há nenhuma evidência histórica de que a igreja cristã possuísse templos; uma das razões era por causa da perseguição que havia, o que dificultava muito o estabelecimento de templos. Fica claro que Filemom era um homem envolvido com a obra de Deus, ele é ativo na igreja. Sua dedicação é patente em servir e edificar os irmãos. Onésimo, por outro lado, é um escravo, não cristão, certamente sentia o calor da fé entre aquela família que era Cristã. Onésimo decidiu que seria melhor fugir; apesar de viver com uma família Cristã, apesar de viver com uma família que expressa amor, Onésimo foge e leva consigo dinheiro que não lhe pertence, ou seja, o texto nos sugere que ele furtou uma soma de seu senhor Filemom.

Fontes históricas sugerem que a fuga de um escravo seguida de furto ou roubo era uma falta extremamente grave, por isso a pena poderia ser a morte ou prisão e ainda punição física. Quando um escravo fugitivo era apanhado, era prática comum marcar sua testa como se marca o gado com a letra F para fugitivo, alguns chegavam até mesmo a serem crucificados. Onésimo havia cometido exatamente este crime: furto e fuga e agora estava buscando esconderijo na cidade de Roma. Esta era uma boa opção para um fugitivo considerando que a cidade era uma das maiores cidades do mundo antigo com cerca de 900 mil pessoas. Uma população perto de um milhão de pessoas. Apesar desta cidade ser tão grande com tantas pessoas o Onésimo vai ao encontro do apóstolo Paulo. Coincidência? Absolutamente não; providência! Deus colocando as coisas certas, na hora certa, para as pessoas certas.

Este encontro com Paulo (o qual não sabemos exatamente como aconteceu) redundou na transformação da vida de Onésimo. E este homem se tornou uma grande ajuda a Paulo.

vv. 10,11 “sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim.”

Mas, algo ainda estava errado, este homem havia cometido um crime, o relacionamento dele, com seu amo, Filemom, não estava certo e isso precisava ser reparado. A única coisa correta a fazer era enviar Onésimo de volta com um pedido de perdão. Paulo terminara outras cartas enquanto estava na prisão, Colossenses foi uma delas e no capítulo 4 v. 9 encontramos uma interessante informação. Paulo está enviando Tíquico juntamente com Onésimo.

“Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre.” (Col. 4:9)

Paulo envia Onésimo, mas não o envia sozinho. O risco era que Filemom tinha o direito de punir Onésimo, mas o apóstolo está convencido de que era melhor enviar este homem de volta para reparar esta situação, mas Paulo envia uma carta. O conteúdo da carta é bem simples: Perdoe este homem, seja misericordioso. Trate este escravo como Cristo trata você. Encontramos aqui em cores vivas o mesmo princípio apresentado em Colossenses 3:13 e Efésios 4:32, ou seja, perdoe como você foi perdoado.

Colossenses 3:13

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”

Efésios 4:32

“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

O perdão era a base e a mensagem dessa carta. O ponto que Paulo reforçava era: ‘perdoe, Filemom, com o mesmo coração de Cristo. Pratique a misericórdia da mesma maneira que você recebe misericórdia.

Você pode estar vivendo uma situação como essa onde alguém tenha te ofendido profundamente. O desafio que tenho para você no dia de hoje é: ‘perdoe na mesma proporção que Cristo te tem perdoado; perdoe com a mesma graça que você tem recebido. Abra seu coração para o perdão. Deixe que Deus manifeste a vida de Cristo através de sua vida."

Our History

Our company has been taking our clients on exciting adventures for several years. We understand the history of the area and we want to share it with our guests.

This year we were honored to be awarded the "Best Recreation Company" in New England by Vacation Magazine.



..